Hoje resolvi falar sobre o curso de Publicidade e Propaganda porque é a carreira que eu quero seguir. Vou estar esclarecendo algumas dúvidas que são bem comuns e também vou estar falando como funciona a área e tudo mais.
O que faz um Publicitário?
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. O profissional de publlicidade e propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Boa parte dos cursos é parecida e forma profissionais para a mesma área de atuação. O bacharelado fornece formação humanística, com bases profundas da comunicação social e fundamentos do marketing. Já os cursos tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso, têm pequena base da comunicação e do marketing e costumam ser focados em um setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção publicitária, que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas, como eventos, televisão, rádio, cinema e internet. O tecnólogo costuma atuar ao lado do bacharel.
O Curso
Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.
O que posso fazer?
Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação
Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor.
Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.
Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário